NO GRAU

Blog

8 problemas de visão otica em casa

8 problemas na visão e o que isso mostra sobre sua saúde

11 jan

Através das doenças oculares podemos ligar o alerta para a saúde do corpo inteiro. Alterações no sistema visual muitas vezes são indicio de diversos problemas.

Diabetes, distúrbios no fígado, tireoide entre outros.

Veja abaixo e nunca se esqueça; para saber se qualquer alteração na visão é inofensiva ou indica um problema mais sério é sempre aconselhado a consulta com o médico oftalmologista.

8 tipos de doenças oculares

 

1 Moscas Volantes

O termo é usado quando há visualização de manchas (na forma de pontinhos ou minhocas) que são melhor percebidas quando se observa uma parede ou folha em branco. Na verdade essas incomodas e estranhas manchas são sombras dentro do olho que estão relacionadas à degeneração do humor vítreo (uma substância gelatinosa e incolor que compõe o globo ocular). Se trata de um processo natural, que na maior parte das vezes não traz maiores transtornos e complicações, todavia a avaliação de um médico é indicada. Existe um risco, ainda que pequeno de a degeneração do vítreo afetar a retina.

 

 

2 Olhos amarelos

 

Esse tipo de alteração na cor dos olhos é observada em pacientes com problemas no fígado ou pâncreas. Os olhos amarelos são um dos sinais de quem tem por exemplo – hepatite ( inflamação no fígado por agentes infecciosos). Esse quadro também é observado em pessoas que tenham cirrose ou até câncer no pâncreas.

Quando acontecem alterações nesses órgãos existe o aumento da bilirrubina circulando no sangue ( substância alaranjada que normalmente é descartada pelas fezes) gerando icterícia que é uma coloração amarelada na pele, olhos e alguns órgãos. Doenças oculares são um sinal de alerta para diversas doenças do corpo.

 

3 Pterígio

 

Essa peculiar formação de aparência carnosa, surge no canto do olho e atinge àquelas pessoas expostas aos raios ultravioleta ; como pescadores e surfistas. Isso ocorre devido a uma alteração fibrovascular da conjuntiva que reveste o olho e a priore não afeta a qualidade da visão e não é necessário maiores preocupações. Ainda assim, o acompanhamento de um médico oftalmologista é indispensável pois o Pterígio pode aumentar muito e assim afetar a córnea. Se o caso se agravar e atingir a córnea, o paciente pode desenvolver astigmatismo – que é o comprometimento da visão onde tudo parece meio borrado. Neste caso é necessário que seja feita uma intervenção cirúrgica.

De modo geral é aconselhado àquelas pessoas que tem o pterígio o uso frequente de óculos com proteção de filtro UV e também evitar a exposição à poeira, água do mar, piscinas com cloro e vento.

 

4 Visão em Túnel

 

Doenças oculares como essa geralmente está relacionado ao glaucoma; no entanto em sua fase inicial o paciente não apresenta sintomas dessa patologia que é caracterizada por danos progressivos aos nervos óticos. Se a doença for ignorada e deixada de lado, pode-se haver comprometimento parcial pu total do campo de visão periférico. Nesse momento não há como reverter o caso. Também é possível que a visão em túnel venha como causa de doenças mais graves como retinose pigmentar (que ainda inclui a perda da visão à noite), tumores intracranianos e até AVC (acidente vascular cerebral). Assim é imprescindível investigar com seu médico a origem do problema.

 

5 Fotofobia

 

Esse problema ocular aparece mais nos indivíduos de olhos claros por esses terem maior sensibilidade à luz, já que sua íris possui menos melanina, o que resulta numa exposição maior da retina aos raios UV. Trata-se assim de uma situação congênita que poderá acompanhar a pessoas por toda a vida. Entretanto quando a fotofobia aparece de repente, deve-se ser feita consulta com médico oftalmologista para que possa ser feita uma investigação do caso. O médico poderá descobrir por exemplo, se existe algum tipo de alteração na superfície da córnea, se há carência de vitamina E, se a película lacrimal está adequada entre outras alterações possíveis. O uso de óculos solar é muito importante porém não é suficiente para proteger a visão dos raios nocivos do Sol. As lentes além de escuras devem ter filtro ultra violeta.

 

6 Visão Duplicada

 
Também conhecida como diplopia, esse problema afeta bastante a qualidade de vida do indivíduo e pode envolver os dois olhos (quando o alinhamento deles é comprometido). Ou também pode ser monocular (quando o paciente vê em dobro mesmo fechando um dos olhos). No primeiro caso, uma das causas mais comuns é a diabetes. A doença poderá gerar lesões isquêmicas, ou seja, lesões que são ligadas ao déficit de irrigação sanguínea. Essas lesões também acometem a musculatura que liga ao alinhamento perfeito dos olhos. Outras possíveis causas da diplopia são traumatismos, aneurismas e as doenças desmielinizantes (como exemplo a esclerose múltipla).
Com tantas possibilidades costuma ser necessária uma abordagem clínica multidisciplinar, envolvendo diversos exames de imagem e laboratoriais. Doenças oculares nunca devem ser negligenciadas.
Se a visão dupla atingir somente um olho, a catarata é uma opção a ser considerada.
7 Ardência
Em geral, a ardência ocular pode ser causada por exposição à substâncias químicas, síndrome do olho seco (quando a produção de lágrimas é insuficiente); por processos inflamatórios nas glândulas que ficam no interior da pálpebra.
O uso em demasia de eletrônicos também pode levar à incômoda sensação de olhos secos; pois quando estamos muito atentos ao conteúdo da tela, piscamos menos, deixando os olhos menos lubrificados.
A pessoa que tem esse problema não deve usar colírios indiscriminadamente sem antes consultar um médico oftalmologista; pois o uso indevido pode levar ao desenvolvimento de possíveis alergias a alguns componentes da fórmula.
8 Olhos Saltados

A proptose do globo ocular é uma situação que pode ter diversas causas. Todavia, frequentemente, decorre de algum tipo de disfunção na tireoide; (glândula que fica localizada no pescoço e é responsável pela produção dos hormônios que regularizam diversas funções em nosso corpo. Sendo assim o problema deve ser acompanhado por um médico endocrinologista. Muitas vezes o tratamento inclui o uso de corticoides.

Quando o problema é diagnosticado de forma precoce e a pessoa recebe o tratamento adequado; é esperada certa retração do olho. Entretanto, quando o problema é identificado numa fase mais tardia; nem sempre o tratamento hormonal poderá ser suficiente para reverter a proptose ocular. Nesses casos, poderá ser indicada uma cirurgia estética onde o globo ocular volta à posição normal. É sempre aconselhável o acompanhamento de um médico oftalmologista no tratamento de doenças oculares.

Relacionados

Cadastre-se e ganhe até 50% OFF*

Criação de Sites BH
https://electionbundle.learnourhistory.com/ https://auth.cbcmusic.ca hit88 hit88 hit88 hit88 hit88 link server internasional slot gacor https://stage.cpk.com/ hit88 yosi88 yosi88 yosi88 hit88 hit88 hit88 hit88 hit88 hit88 hit88 yosi88 hit88 hit88 yosi88 link server kamboja hit88 yosi88 https://dip.portofrotterdam.com/ https://freiburger-appell-2012.info/ https://www.yosi88.com/ https://canvas.campuslabs.com/ https://bak.acciona.com/ hit88/ https://license.rtl.nl/ https://maint.inspirato.com/ akun pro monaco yosi88 yosi88 yosi88 yosi88 yosi88 yosi88 yosi88 https://ppj.uniska-bjm.ac.id/wp-content/themes/slot-monaco/ yosi88 yosi88 slot gacor https://ecomapi.oticon.com/ https://treinamento.educacao.sp.gov.br/yosi88/ https://anixheal.com/ https://duniakaca21.com/ https://archtogrowth.com/ https://lobizi.com/ https://toptechbee.com/ https://www.iqra-verlag.net/ toto 4d slot gacor malaysia